segunda-feira, 27 de maio de 2013

MPA intensifica ações para combater fraudes no RGP

Imagem 139peq
O Ministério da Pesca e Aquicultura vai intensificar as ações de combate à fraude no Registro Geral da Pesca e Aquicultura (RGP), sendo mais rigoroso na atualização cadastral dos profissionais artesanais e fiscalizando os municípios que concentram o maior número de pescadores.
O Registro permite que o trabalhador tenha acesso aos programas sociais do governo federal, como microcrédito, assistência social e o seguro desemprego, que é pago nos meses do defeso (período em que é proibida a pesca para proteger a reprodução de peixes, lagostas e camarões).
“Portar ilegalmente o RGP é crime. Temos verificado uma grande quantidade de pessoas que não exercem a atividade de pescador portando o Registro. Com o recadastramento queremos que somente os verdadeiros pescadores façam parte do nosso banco de dados e tenham acesso aos benefícios que o governo federal oferece” ressaltou Clemerson Pinheiro, diretor do Departamento de Registro da Pesca e Aquicultura.

Recadastramento
Para não perder o direito de receber os benefícios e exercer a atividade, os profissionais artesanais de todo o país tem até 60 dias após a data de seu aniversário para atualizar os dados pessoais no site do MPA (www.mpa.gov.br) e receber a nova carteira.
Após esse procedimento será gerado um protocolo, que deve ser impresso e entregue na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura mais próxima ou nas entidades de classe conveniadas ao Ministério. Na entrega do documento será colhida a digital do pescador para a impressão da nova carteira, que não terá prazo de validade. Mas, é necessário comprovar anualmente que exerce a atividade por meio de um relatório de produção.
Confeccionada em material resistente e impermeável, a carteira tem tecnologia QR Code para o acesso aos dados dos pescadores diretamente do sistema do MPA. Em uma fiscalização, a verificação da procedência da carteira e das informações poderão ser obtidas de forma instantânea.
Quem tiver dificuldades para acessar o site do Ministério deve procurar as colônias de pescadores ou a Superintendência do MPA nos estados para receber orientações. As denúncias referentes ao Registro ilegal podem ser encaminhadas para o e-mail cafis.ficalizacao@mpa.gov.br
FONTE: M.P.A.

domingo, 26 de maio de 2013

Sistema CNA/SENAR lança o PROGRAMA SERTÃO EMPREENDEDOR

Presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu, na abertura da cerimônia de lançamento do Sertão Empreendedor do SENAR
Focado em estimular o espírito empreendedor dos produtores rurais e no aproveitamento das potencialidades do semiárido para elevar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessa região, o Programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido foi lançado pelo Sistema CNA/SENAR nesta sexta-feira, 24 de maio, em João Pessoa (PB). O projeto piloto do programa será desenvolvido em seis municípios do estado.
A cerimônia de apresentação do novo projeto contou com a participação da presidente do Conselho Deliberativo do SENAR e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, do 1º vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), João Martins da Silva Junior; do secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara; e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Mário Antônio Pereira Borba, além de autoridades regionais, presidentes de federações de agricultura do nordeste, de sindicatos rurais e produtores rurais.
A senadora Kátia Abreu disse que é preciso mostrar para o restante do Brasil que a região pode ser uma área produtiva e geradora de riquezas, basta usar a inteligência para aproveitar as tecnologias disponíveis e  criar práticas alternativas. Segundo ela, é isso que o Sertão Empreendedor pretende incentivar nos participantes do programa, que devem ser guiados por quatro princípios daqui para frente: empreendedorismo, gestão, tecnologia e qualificação profissional. “Temos que provar ao Brasil fora do Nordeste que nós queremos ser empreendedores, que não estamos aqui para mamar nas tetas do governo. A essência do nosso programa é encontrar o negócio certo. Temos que usar a nossa imaginação e  todas as forças.  Não vamos inventar a roda. As técnicas já existem. Só vamos juntar e organizar. Fazer mudança é difícil, mas o maior risco é não correr risco nenhum”, declara.

Mario Borba, Presidente da FAEPA/PB
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Mário  Borba, diz que a mudança de atitude das pessoas será essencial para que o Sertão Empreendedor alcance os seus objetivos. Segundo ele, países como a Austrália e o Morrocos já provaram que é possível obter alta produtividade nessas áreas semelhantes, basta que se saiba escolher a atividade adequada. “As pessoas que tem que mudar de atitude, não pensar como nossos avós e os nossos pais pensavam. Temos que aceitar as inovações tecnológicas que existem hoje. Aqueles que não se adaptarem vão ter que dar lugar a outras pessoas, pois já existem muitos interessados em investir no semiárido. É a última tentativa para o nosso semiárido. Esse programa tem que dar certo”, alerta.
Durante o evento, também foi assinado pela presidente do Conselho Deliberativo do SENAR, senadora Kátia Abreu, e o Chefe Geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin De Melo, um acordo de cooperação para o estabelecimento de ações de capacitação inicial e continuada para técnicos e instrutores do SENAR e demais profissionais envolvidos com o setor, de diversas regiões brasileiras, em tecnologias de convivência com o Semiárido.
Otimismo entre os futuros participantes

Para o presidente do Sindicato Rural de Cajazeiras – que será um dos seis municípios contemplados inicialmente pelo programa -, João Mendes Pedroza, o Sertão Empreendedor representa a maior oportunidade que a região já teve para mudar a mentalidade das pessoas da região utilizando práticas já existentes e os novos conhecimentos que serão repassados pelo SENAR. Em torno de  300 produtores são filiados ao sindicato da cidade, que tem na pecuária a sua principal atividade econômica. “Vamos poder sair da mesmice aproveitando as potencialidades que já temos e as novas tecnologias ensinadas. O programa vai ser um passo a frente para o semiárido”, avalia.
Sertão Empreendedor

O programa Sertão Empreendedor vai levar a produtores e trabalhadores rurais cursos profissionalizantes, tecnologia,  assistência técnica e estimular o empreendedorismo para melhorar a gestão, aumentar a produtividade e a renda nas propriedades rurais.
As capacitações técnicas serão integradas à assistência técnica continuada visando à criação de propriedades-modelo. E o empreendedorismo terá foco no mapeamento e difusão de novas potencialidades econômicas do semiárido, incluindo o incentivo a agregação de valor aos produtos típicos da região e a disseminação de alternativas inovadoras de geração de renda.
Com o programa, o Sistema CNA/SENAR vai incentivar tecnologias de convivência com o semiárido para a captação e conservação hídrica (barragem subterrânea, poço amazonas com anéis de cimento, cisterna calçadão e barreiros de salvação), a produção de alternativas forrageiras (palma forrageira em sistema adensado, gramíneas, leguminosas, fontes proteicas e energéticas), a conservação de forragens (fenação, ensilagem e amoniação) e o controle da cochonilha do carmim.
Além disso, pretende difundir atividades com potencial econômico na região, como a ovinocaprinocultura, a apicultura, a fruticultura, a fabricação de produtos e alimentos a partir da palma forrageira, o turismo rural e a energia solar, entre outras.
O Sertão Empreendedor é destinado aos produtores e trabalhadores rurais do semiárido e suas famílias. O projeto piloto vai chegar nos seguintes municípios da Paraíba: Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Juazeirinho, Santa Luzia e Sousa.
O semiárido
Poucos imaginam, mas o semiárido do Brasil é – segundo dados da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) – o que registra o maior volume de chuva, em relação a outras regiões semelhantes do planeta que, apesar da baixa quantidade de água, produzem muito. A área compreende a 11,5% do território nacional e mais da metade do Nordeste e é composta por 1.135 municípios distribuídos por nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e norte de Minas Gerais). Ao todo, 22,5 milhões de pessoas vivem na região, que conta com cerca de 1,7 milhão de estabelecimentos rurais.
Assessoria de Comunicação do SENAR

ADESP - Agência de Desenvolvimento Sustentável de Piancó (PB)

Nasce hoje, 26 de março de 2013, de forma extraoficial na cidade de Piancó - Paraíba; a Agência de Desenvolvimento Sustentável de Piancó (PB) - ADESP. Nosso único intuito é colaborar com o crescimento sócioeconômico e de forma sustentável de nossa querida cidade. Sua MISSÃO, VISÃO e VALORES serão mostrados no momento oportuno neste canal de comunicação e em outros que certamente nos darão a oportunidade de assim fazer. 

                                                  DIRETORIA PROVISÓRIA.
"Não tenho nome seu moço
apesar de batizado;
só me chamam de retirante
ou entonce flagelado".

                                              BASTOS DE ANDRADE 

Esta é uma das árduas missões que a ADESP terá pela frente:
buscar formas de inserção, de forma que o cidadão interessado por ela, deixe de ser um súdito, um mero figurante da história no nosso meio e passe a ser um protagonista do seu próprio crescimento, no mais amplo significado do termo.
                   
                                             ADESP


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Foto da sede em construção da Colônia de Pescadores Z31 de Piancó PB


Fotos da sede da Colônia de Pescadores Z31 - Piancó PB.
Quase concluida apenas com ajuda dos pescadores, sócios da
COLÕNIA DE PESCADORES Z-31 DE PIANCÓ (PB).
Um sinal claro de que quando o povo quer, o povo pode!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

LOCALIDADES NO MUNICÍPIO DE PIANCÓ QUE PODERIAM HOJE ESTÁ SUBMERSAS PELAS ÁGUAS DO AÇUDE COREMAS, ENCONTRAM-SE LITERALMENTE SECAS:


AÇUDE DE COREMAS (COMPLEXO COREMAS - MÃE D'ÁGUA) QUANDO NA SUA CAPACIDADE MÁXIMA (SANGRANDO): Este complexo cobre áreas dos municípios de Coremas, Piancó, Aguiar. Atendendo além destas cidades, outras do estado da Paraíba (Patos, Santa Luzia, Pombal, São Bento e outras) e Rio Grande do Norte (Jardim de Piranhas, Assú e outras).
Foto: AÇUDE DE COREMAS (COMPLEXO COREMAS - MÃE D'ÁGUA) QUANDO NA SUA CAPACIDADE MÁXIMA (SANGRANDO): Este complexo cobre áreas dos municípios de Coremas, Piancó, Aguiar. Atendendo além destas cidades, outras do estado da Paraíba (Patos, Santa Luzia, Pombal, São Bento e outras) e Rio Grande do Norte (Jardim de Piranhas, Assú e outras).

Para que o maior reservatório d'água da PARAÍBA e o quinto do Nordeste; COMPLEXO COREMAS - MÃE D'ÁGUA venha a "sangrar" (receber águas para atingir sua capacidade máxima); segundo populares, ainda precisa seu nível d'água subir aproximadamente 10 metros.
Foto: Para que o maior reservatório d'água da PARAÍBA e o quinto do Nordeste; COMPLEXO COREMAS - MÃE D'ÁGUA venha a "sangrar" (receber águas para atingir sua capacidade máxima); segundo populares, ainda precisa seu nível d'água subir aproximadamente 10 metros.


Nosso conterrâneo RAIMUNDO BRASILINO relata que a pesca não existe mais no Sítio Peixoto e entorno, pois ao fundo, o que poderíamos está vendo hoje (12/05) um "mar d'água" como de costume, vemos grande parte do Complexo COREMAS MÃE D'ÁGUA, literalmente seco. Não tenho a menor intenção se fazer qualquer tipo de sensacionalismo, mas apenas alertar toda a sociedade para esta seca, já considerada por muitos, como uma das maiores da história. E todos sabem da importância deste que é um dos maiores reservatórios hídricos do Nordeste que, com o precioso líquido, atende uma vasta região da PB E RN.
Foto: Nosso conterrâneo RAIMUNDO BRASILINO relata que a pesca não existe mais no Sítio Peixoto e entorno, pois ao fundo, o que poderíamos está vendo hoje (12/05) um "mar d'água" como de costume, vemos grande parte do Complexo COREMAS MÃE D'ÁGUA, literalmente seco. Não tenho a menor intenção se fazer qualquer tipo de sensacionalismo, mas apenas alertar toda a sociedade para esta seca, já considerada por muitos, como uma das maiores da história. E todos sabem da importância deste que é um dos maiores reservatórios hídricos do Nordeste que, com o precioso líquido, atende uma vasta região da PB E RN.
 
 Baixo volume d'água no Complexo COREMAS-MÃE D'ÁGUA pode comprometer abastecimento d'água em várias cidades do estado da PB e RN nos próximos meses. Na foto abaixo (12/05) vemos uma área que hoje poderia está submersa, que no entanto está sem água por conta das chuvas não terem sido suficientes para reabestecer o maior reservatório hídrico da Paraíba.
Sítios Santa Cruz e Frutuoso na cidade de Piancó.


Este pequeno monte de pedras, neste período do ano, costuma está submerso neste período do ano no Complexo COREMAS-MÃE D'ÁGUA e hoje (12/05) nos Sítios Santa Cruz e Frutuoso na cidade de Piiancó; encontra-se ele totalmente descoberto. Indícios de que o COREMAS-MÃE D'ÁGUA poderá mostrar um dos mais baixos níveis em sua história e toda a economia da região poderá ser comprometida.



Lagoa no Sítio Frutuoso na cidade de Piancó, também no Complexo COREMAS-MÃE D'ÁGUA, quase que totalmente seca.
O maior reservatório hídrico do estado da PB mostra hoje (12/05) um dos mais baixos níveis de sua história. A população, as autoridades, o Governo Estadual e Federal devem tomar ciência deste quadro e buscar medidas urgentes e estruturantes, pois poderemos sofrer mais ainda por falta d'água em nossa região. Que vejam estas imagens sejam vista como um ALERTA.


COMPLEXO COREMAS-D'ÁGUA (em 12/05) já próximo aos limites entre os municípios de PIANCÓ / COREMAS.
No momento que esta foto estava sendo tirada, uma moradora da localidade teceu o seguinte comentário:
"Meu filho, toda esta área aí abaixo era coberto d'água e quando um desconhecido passa por aquí; passamos por mentirosos ao afirmar que a água vinha até o terreiro da nossa casa e a cada dia que passa, ela vai ficando mais distante, como você ver a água já lá embaixo. Para nossa propriedade, sou ficou esta pequena lagoa que você ver bem aí a sua frente".
 Foto: COMPLEXO COREMAS-D'ÁGUA (em 12/05) já próximo aos limites entre os municípios de PIANCÓ / COREMAS.
No momento que esta foto estava sendo tirada, uma moradora da localidade teceu o seguinte comentário:
"Meu filho, toda esta área aí abaixo era coberto d'água e quando um desconhecido passa por aquí; passamos por mentirosos ao afirmar que a água vinha até o terreiro da nossa casa e a cada dia que passa, ela vai ficando mais distante, como você ver a água já lá embaixo. Para nossa propriedade, sou ficou esta pequena lagoa que você ver bem aí a sua frente".

COMPLEXO COREMAS-MÃE D'ÁGUA (12/05): esta foto ilustra uma área que de forma quase que permanente estava coberta d'água em um dos maiores reservatórios hídricos do Nordeste; o COMPLEXO COREMAS - MÃE D'ÁGUA no interior da Paraíba. Nesta área onde poderíamos está vendo barcos, canoas, pescadores, água em abundância; vemos hoje uma mesma área, porém sem água e que gradativamente vai ficando mais longe desta região mostrada.
Acredito que toda a sociedade deve tomar ciência da situação que o sertanejo vive hoje, mesmo tendo caindo boas chuvas em algumas áreas do semiárido e abraçar esta causa, até por uma questão de sobrevivência na região.
Região do Peixoto, próximo aos limites entre os municípios de Piancó / Coremas. Áreas totamente secas em pleno mês de maio; período que na maioria dos anos, estavam submersas pelas águas do AÇUDE COREMAS. O COMPLEXO COREMAS - MÃE D'ÁGUA ENCONTRA-SE HOJE COM SEU VOLUME D'ÁGUA MUITO ABAIXO DA SUA CAPACIDADE.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reunião Ordinária da Mesa Diretora da Colônia de Pescadores Z-31 (Piancó-PB)

Ontem (12/05) ocorreu como previsto, na Colônia de Pescadores Z-31 uma reunião com sua diretoria e conselho fiscal, onde foram abordados os seguintes temas da pauta previamente acordada:
  • O Presidente apresentou um formulário da Receita Federal, onde a mesma poderá apresentar um projeto, solicitando a mesma a doação de equipamentos de informática sem nenhum custo para esta a Colônia;
  • Foi também apresentada uma prestação de contas das receitas nos últimos 04 meses do ano corrente;
  • O Presidente mostrou a relação do material de construção que foi recentemente adquirido, no valor de R$ 5.558,00 (Cinco mil, quinhentos e cinquenta e oito reais);
  • Aos presentes, foi apresentada uma proposta de capacitação aos sócios e dependentes dos mesmos.
    Leitura da Ata
     




Postado por Tiago Teodósio

quinta-feira, 9 de maio de 2013

PRESIDENTE LOURIVAL AGOSTINHO FLORÊNCIO BUSCA CAPACITAR SEU QUADRO SOCIAL

O Presidente da Colônia de Pescadores Z31 da cidade de Piancó (PB) convida toda a sua diretoria e demais interessados para uma reunião que ocorrerá no próximo domingo (12 de maio) às 09:00 hs em sua sede provisória. Na mesma será discutida a possível aprovação da transferência de 05 (cinco) pescadores da Colônia de Jericó para a Colônia Z-31.
Também neste encontro da mesa diretora, assuntos referentes a aquisição de materiais para construção da sua nova sede, já em construção, serão abordados.
O Presidente Lourival Agostinho Florêncio, preocupado com a capacitação profissional de seus sócios e dependentes dos mesmos, busca alternativas no intuito de levar cursos profissionalizantes, visando assim inserir sua comunidade nos trilhos do conhecimento; como assim já vem fazendo, dentro das possibilidades hoje existentes.
PRESIDENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-31: LOURIVAL AGOSTINHO FLORÊNCIO ( VAVÁ )

CERTIFICADO EMITIDO À DANIELA INOCÊNCIO DE OLIVEIRA ( Filha de um sócio da Z-31)



A COLÕNIA DE PESCADORES Z-31 DISPONIBILIZA AOS INTERNAUTAS
O SEU SITE OFICIAL, QUE JÁ PODE SER ACESSADO NO LINK ABAIXO:

A DIREÇÃO.